Na Irlanda o título de ‘Arquiteto’ é protegido por lei. Isso significa que a pessoa que deseja se intitular arquiteto deve ser admitido pelo RIAI – Royal Institute of Architects of Ireland.
Existem diferentes maneiras de se registrar, elas podem ser encontrada na pagina de Admission do RIAI. Se você pretende estudar na Irlanda vc deve:
1 – Graduar-se em uma Universidade Irlandesa.
2 – Ter no mínimo 2 anos de experiência .
3 – Completar com sucesso o Professional Practice Exam requisitado pelo RIAI.
A graduação em Arquitetura é baseada nos 5 anos de estudo. O RIAI não qualifica cursos de curta duração. As terminologias “Part 1”, “Part 2” e “Part 3” são terminologias usadas somente em UK.
Para quem tem a formação em Arquitetura no Brasil você deve validar o seu diploma para dar entrada no Professional Practice. O curso tem a duração de 2 anos. No primeiro ano será administrada as aulas teóricas e no segundo o Case Study.
Os cursos são ministrados por duas Universidades UCD e TUDublin. Nos links a seguir você pode encontrar as informações dos cursos, datas de inscrição e valores.
UCD – University College Dublin
É importante lembrar que cada uma das Universidades exige um certificado em proficiência na lingua inglêsa. Os mais comuns são o IELTS (válido por 2 anos) e o Cambridge (sem data de validade).
Como disse no post anterior, tornar-se um Arquiteto/a na Irlanda é uma longa jornada, Há uns 3 anos iniciei essa aventura, após conseguir um trabalho de Assistant Architect comecei a pesquisar e dar entrada na qualificação do meu diploma e em Janeiro de 2019 recebo um belo email do RIAI com um certificado de qualificação e reconhecimento da minha graduação. Optei pela TUDublin para fazer o meu Professional Diploma e agora estou nos preparativos para começar o curso, no decorrer deste ano estarei compartilhando meu trajeto pelo curso.
A necessidade de obter o registro de Arquiteto/a do RIAI depende totalmente dos seus planos pessoais e de como você quer progredir sua carreira na Irlanda. Caso você esteja somente em busca de experiência uma simples tradução juramentada do seu diploma já resolve a situação.
Boa sorte na sua jornada!
Namaste